Batman: elenco e personagens

*Alerta de spoilers

Este pode ser o melhor filme do Batman já feito até agora. É difícil competir com o épico O Cavaleiro das Trevas, de Chris Nolan, e com os queridinhos Batman e Batman: o Retorno, de Tim Burton. Mas, quando parecia impossível acertar a mão com outra franquia do Homem-Morcego, Matt Reeves entregou tudo, a começar pelo casting.

Como um não-fã declarado de Robert Pattinson, tive bastante receio de que ele não faria um bom trabalho como o maior detetive do mundo. Principalmente por causa das suas recentes performances em O Rei e O Diabo de Cada Dia, que não convencem. Mas ele conseguiu mostrar um Bruce que ainda não tinha aparecido no cinema. Sem a autoridade de Keaton, o charme de Clooney, a autoconfiança de Bale, e sem a experiência de Affleck, Pattinson apresenta um Bruce Wayne mais evidentemente problemático, traumatizado e movido por vingança. Pálido e triste, ele é muito mais do que os haters chamariam acertadamente de Batman Emo — ele é atormentado. E Robert consegue transmitir o fardo do personagem com consistência.

Zoë Kravitz prova ser a escolha perfeita para corrigir o único erro de elenco da trilogia de Nolan, imbuindo Selina Kyle com todo o carisma que faltou para ela em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. A tensão sexual entre a Mulher-Gato e o Morcegão fica à flor da pele desde o primeiro momento, sem depender da teatralidade que Michelle Pfeiffer desempenhou com perfeição. Além disso, Zoë interpreta uma versão de Selina com mais camadas que suas antecedentes.

Quem conhece John Turturro de O Grande Lebowski vai se surpreender com sua interpretação de Carmine Falcone. John Doman é mais assustador nesse papel no seriado Gotham, mas Turturro incorpora aquele ar de paizão mafioso que ninguém sabe quanto pode ser mau até demonstrar inacreditável sangue frio diante da violência.

E agora, o cara capaz de interpretar qualquer coisa, desde um lindo imperador gay, em Alexandre, até um assassino de aluguel completamente idiota, no engraçadíssimo Na Mira do Chefe — o rei dos sotaques, Colin Farrell. Em The Batman, o ator tira o Pinguim do caricato e extravagante, que ninguém poderia ter feito melhor que DeVito e Robin Taylor, respectivamente. Farrell executa perfeitamente a difícil tarefa de conferir alívio cômico à trama ao mesmo tempo em que encarna um Pinguim realista e assustador. Debaixo de maquiagem pesada, é difícil não parecer um ator atuando, como Skarsgård em Duna, e Leto em Casa Gucci, por exemplo. Mas o Ozie de Colin parece uma pessoa real que você encontraria por trás de atos imencionáveis.

O melhor ficou para o final, e quem está familiarizado com outros trabalhos de Paul Dano concorda. Ele esteve em Pequena Miss Sunshine, Okja, e no genial Um Cadáver para Sobreviver — sempre impecável, crível, e cativante. Se o ator recebesse o crédito merecido, seu anúncio como Charada geraria maior expectativa do que o de Pattinson como Batman.

Paul Dano consegue arrepiar mesmo com o rosto praticamente coberto por inteiro, o que foi um distanciamento significativo do visual famoso do Charada. Mas o ator participou de sua criação, escolhendo sua máscara junto com a figurinista Jacqueline Durran. Mais que isso, conversou com o diretor Matt Reeves sobre a necessidade do assassino serial, de evitar deixar pistas. Por isso, Dano filmou suas cenas enrolado em filme plástico por baixo do seu traje por iniciativa própria, o que Reeves tentou desencorajar sem sucesso, porque o ator fazia questão de estar na pele do personagem.

Por tudo isso, The Batman já vale cada segundo. Mas ainda tem a história, o visual, a trilha sonora, e os Easter-eggs, que a gente aborda no post que você pode ler clicando aqui.

AVALIAÇÃO:

Avaliação: 4 de 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: